domingo, 16 de outubro de 2016

Espetáculo de abertura do IV Congresso da SBR: "O Canto 24 da Ilíada, com Andressa Medeiros", da Cia Ilíadahomero de Teatro.

A Cia Ilíadahomero de Teatro, criada em 1999 por Octavio Camargo e 24 atores paranaenses, realiza a encenação do texto integral da Ilíada de Homero na tradução de Manoel Odorico Mendes.

Sinopse
O troiano Heitor, morto por Aquiles, encontra-se sem sepultura e seu cadáver é diariamente ultrajado pelo herói grego. No Olimpo, discute-se a sorte de Heitor, e Zeus decide que ele deverá ser sepultado. Príamo, pai de Heitor, vai até Aquiles e suplica que devolva o corpo de seu filho. Vemos um ancião que, ao final de uma vida de glórias, suplica e se humilha diante daquele que matou seus filhos e aniquilará sua cidade. Neste encontro nos deparamos com uma outra faceta de Aquiles, a de um homem piedoso. O espetáculo termina com o prantear das mulheres sobre o corpo de Heitor, e com a previsão do destino triste que se aproxima, com acontecimentos ainda mais funestos. Enfim, Heitor doma-corcéis é sepultado.

Ficha Técnica
Direção: Octavio Camargo. Texto: Homero. Tradução: Manoel Odorico Mendes. Iluminação: Beto Bruel. Operação de luz: Daniele Regis. Figurino: Maureen Miranda. Trilha sonora original: Octavio Camargo. Fotos: Gilson Camargo. Programação Visual: Foca.